
1 - Eisoptrofobia - Medo de espelhos e se olhar no espelho;
Em geral, o medo de espelhos está ligado com o sobrenatural. As pessoas tem medo de verem no reflexo do espelho fantasmas ou outros seres. Superstições ligadas a esse objeto (como a crença de quebrar um espelho dá sete anos de azar) também ajudam a aumentar a paranoia.
2 - Hipopotomonstrosesquipedaliofobia - Medo de palavras grandes (irônico, não?);
O próprio nome desta fobia - o palavrão gigante acima - já obriga a quem sofre desse distúrbio a confrontar seu medo: um temor irracional de palavras longas ou de uso comum, como termos técnicos e médicos (linfangioleiomiomatose, por exemplo). Elas também evitam mencionar palavras estranhas ao vocabulário coloquial. Segundos os especialistas, essa paúra surge do medo de pronunciar a palavra de forma incorreta, e por isso, cair no ridículo.
3 - Onfalofobia - Medo de umbigos;
Nunca encoste no umbigo de quem sofre de onfalofobia, pois a pessoa pode ter o maior ataque nesvoso. Na verdade, essas pessoas também podem ficar nervosas só de ver um umbigo, Quando isso acontece com mulheres grávidas, é ainda pior. É que elas tem pavor de que seu umbigo cresça demais ou fique com um formato de couve-flor.
4 - Lachanofobia - Medo de vegetais;
Cenouras, abobrinhas, amoras. Vegetais "assasinos" como esses são os algozes de quem tem lachanofobia. A forma incomoda, a cor não agrada, a textura causa aversão e o cheiro, náuseas. Em geral, é a pessoa que tem medo de algum vegetal em particular.
5 - Automatonofobia - Medo de autômatos e bonecos de cera;
Autômatos, como bonecos de ventríloquo, são artefatos que simulam ações humanas. Mas não para pessoas que tem automatonofobia. Para elas, inocentes bonequinhos de parque de diversões são verdadeiros monstros. A visão de algo que imita seres humanos causa tremedeiras, choro e paralisia.
6 - Filemafobia - Medo de beijar;
Não há cupido que ajude. Para quem tem filemafobia, um simples beijo é sinônimo de pesadelo. A pessoa sente enjoos e fica com a boca seca e as mãos trêmulas. Em casos mais graves, chega a ter um ataque de pânico. Não rola beijo na bochecha nem com amigos e muito menos com familiares. Para os estudiosos, esse transtorno está ligado a outro, a filofobia, o medo de se apaixonar.
7 - Caligenefobia - Medo de mulheres bonitas;
Também conhecido por venustrafobia, esse é o pavor sentido por alguns homens quando têm que interagir com - uuuuui, que meda! - uma mulher bonita! Os caras sentem falta de ar, arritmia e muitos até vomitam. O bizarro terror de beldades é tão grande que alguns até abandonam o emprego se tiver alguma gata no trabalho. Como forma de tratamento, o "coitado" é exposto a fotos e vídeos de mulheres bonitas, como Gisele Bündchen. Depois, ainda precisa encarar algumas mulheres de carne e osso. Quero só ver homem que não tenha caligenefobia!
Bom queridas, isso é só. Beijos e uma boa noite, F.
0 comentários:
Postar um comentário